Antes de contamos a história do Black Label Society, é preciso saber de onde veio e quem é o criador do grupo. Nascido em 1967, em New Jersey, nos Estados Unidos, Jeffery Philip Wielandt, como foi batizado, começou a tocar guitarra aos 8 anos de idade, mas só passou a encara o instrumento mais seriamente aos 14.
Fã declarado do Black Sabbath e Randy Rhoads, ficou sabendo que Ozzy Osbourne estava procurando com guitarristas para formar sua banda e conseguiu uma audição. Aprovado, e já usando a alcunha de Zakk Wylde, começou a tocar com um dos nomes mais importantes da história do Rock, aos 20 anos de idade.
O músico apareceu na mídia e fez fama ao lado do ‘madman’, gravando com ele álbuns clássicos como “No Rest For The Wicked” (1988), “No More Tears” (1991) e “Ozzmosis” (1995). Mas ele sabia também que tinha competência e talento de sobra para brilhar sozinho, como estrela principal e começou a montar alguns projetos paralelos como o Pride & Glory e lançou um álbum solo acústico, intitulado Book Of Shadows”.
Sua banda de maior repercussão e sucesso, entretanto, veio no início 1998 com o Black Label Society. A estréia do grupo, onde ele também assumiu os vocais, intitulada “Sonic Brew” que foi lançado no dia 4 de maio de 1999, rendeu ótimas críticas e mostrou do que Zakk não estava para brincadeira. A formação ainda contava com o baterista Phil Ondich e com o baixista John De Servio.
O seguinte álbum da banda viria com“Stronger Than Death” que foi lançado em 4 de abril de 2000 , um álbum pesado e cheio de ‘riffs’ característicos do guitarrista, com algumas referências aos anos 70. O grande destaque foi “Counterfeit God” e Steve Gibb assumiu as 4 cordas. O Black Label Society se apresentou em diversos festivais pela Europa e já tinha, além de muita personalidade, uma legião de fãs.
O duplo ao vivo “Alcohol Fueled Brewtality Live” veio em 16 de Janeiro de 2001 e mostrava todo o poder de fogo da banda ao vivo. Como bônus, 5 faixas inéditas de estúdio foram adicionadas ao material.
O próximo lançamento, veio em 19 de fevereiro de 2002, chamado “1919 – Eternal”, uma homenagem feita por Zakk a seu pai, saiu no ano seguinte e marcou novas mudanças no Black Label Society com a entrada do baterista Craig Nunenmacher e o baixista Robert Trujillo.
Em 22 de abril de 2003 o quarto álbum de estudio “The Blessed Hellride” chega às lojas e é considerado um dos melhores e mais bem sucedidos do grupo. A faixa “Stillborn” conta com a participação especial de Ozzy Osbourne. Trujillo passa a ser integrante do Metallica e é substituído no Black Label Society por Mike Inez e ainda ganha o reforço ao vivo de um segundo guitarrista: Mike Catanese.
O primeiro DVD da banda, “Boozed, Broozed & Broken-Boned”, é lançado no mesmo ano e conta com uma apresentação realizada em Detroit. James Lomenzo se juntou a banda em 2004 após o lançamento do álbum de Hangover Music Vol. VI (20 de abril de 2004), último álbum da banda lançado pela Spitfire Records.
Em 2005, depois de assinarem com a Artemis Records, Mafia foi lançado em 8 de Março de 2005 que é um dos álbuns de maior sucesso da banda, chegando a vender cerca de 250 mil cópias nos Estados Unidos. A faixa "In This River" foi escrita alguns meses antes da morte de Dimebag Darrel, que era muito amigo de Zakk Wylde. Por considerar a letra pertinente, Zakk passou a dedicá-la a Dimebag.
Em outubro, Lomenzo deixou a banda e foi substituído pelo baixista original da banda, John DeServio. No mesmo ano a banda lançou o Kings of Damnation 98-04 é um álbum dos melhores êxitos da banda Black Label Society, apesar de conter algumas faixas que não são originalmente da banda.
Em 2006, a banda deixou a Artemis Records e assinou com a Roadrunner Records, lançando em 12 de setembro o álbum Shot To Hell. Em 2008 se apresentou pela primeira vez no Brasil junto com Ozzy, dia 3 de abril de 2008 no Rio de Janeiro, dia 5 de abril de 2008 em São Paulo.
O baterista Craig Nunenmacher deixou a banda em fevereiro de 2009, e foi substituído por Will Hunt (do Dark New Day , Evanescence ). Em 10 de agosto de 2010, Order Of The Black , álbum de estúdio sua 8, foi liberado. Ele chegou a número 4 na Billboard 200 chart.
A banda lança em 10 de maio de 2011 o álbum The Song Remains Not the Same, é um álbum de compilação da banda que dispõe de novas versões acústicas de canções originalmente lançadas no álbum Order Of The Black. A canção The Song Remains Not the Same atingiu 41 º na Billboard 200 álbuns gráfico
Em 14 de setembro de 2011, em uma carta escrita à mão, Zakk Wylde agradeceu Mike Froedge para o seu tempo atrás da bateria com a banda, e introduziu Breaking Benjamin 's Chad Szeliga como novo baterista da banda.
Uma entrevista com ESPN revelou um DVD acústico intitulado "Unblackened" estava em obras para 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário