sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pantera - Biografia

PANTERA (1981-2003)

Banda de heavy metal originaria do estado do Texas, Estados Unidos.

O Pantera antes de se tornar uma banda de heavy metal, era na verdade uma banda de glam rock ao estilo Poison.  Os rumos do som e visual da banda começaram a mudar com a saída do vocalista Terry Glaze (Guitarra rítmica 1981-1982. Vocalista 1983-1986),. e sua substituição por David Peacock, e posteriormente por Phil Anselmo.

Os membros restantes encontraram Phil Anselmo em Nova Orleans e produziram Power Metal(1988), uma gravação onde Phil regravou algumas canções cantadas originalmente por Glaze, além de algumas originais que então era um álbum mais pesado, uma mistura de Hard Rock com Thrash Metal como você pode notar alguns riffs do Thrash Metal são notados em músicas como 'Over And Out' e 'Death Trap', enquanto algumas músicas no estilo Hard Rock e com apelo mais comercial ainda persistem, como 'Hard Ride' e 'Proud To Be Loud'.

Em 1989  a banda assinou contrato com a gravadora ATCO, após um executivo ficar impressionado com uma apresentação do grupo como ele mesmo diz em um documentário que a VH1 fez sobre o grupo, logo Vinnie Paul fez uma reunião com o Pantera alegando que o visual Glam Rock não combinava mais com o tipo de som que eles estavam tocando, logo dizendo que era melhor a banda ir e fazer os shows com roupas confortáveis no ponto de gosto de cada um (Como você pode notar, a banda não tinha um visual igual as demais naquela época, a banda foi até criticada pela maneira que se vestia sendo chamados de posers).

Em 24 de julho de 1990 a banda então lançaria um dos melhores álbuns em questão de som e no lado comercial, assim fazendo um estilo mais extremo nesse passeio, deixando para trás suas influências Glam Metal e assim fazendo um estilo com muita influência do Heavy Metal clássico com vocais ao estilo de Rob Halford do Judas Priest, no álbum também se encontra muito da influência Thrash Metal com uma pegada bem Groove Metal e com complexidade nos riffs de guitarra feitos pelo Guitarrista Dimebag Darrell. O thrash metal veio a influenciar esse disco nas músicas como "Cowboys From Hell", "Psycho Holiday" e "Domination" demostram bem isso, enquanto "Cemetery Gates" e "Shattered" ainda demonstram as antigas influências. A banda dava iníco à sua fase de Thrash/Groove ou Thrash Groovado, como denominou o pesquisador musical brasileiro Glaydson Barros.  Assim entraram em uma turnê com as bandas Exodus e Suicidal Tendencies.

Em 25 de fevereiro de 1992 a banda já estava conhecida no mundo do metal, e assim lançando o álbum Vulgar Display Of Power que seria o álbum de um sucesso extraordinário tanto musicalmente como comercialmente, onde os vocais em falsete foram substituídos por vocais gritados mais influenciados pelo Hardcore e um som de guitarra e baixo muito mais pesados. O disco rendeu a grandes sucessos que tornariam-se hinos da banda, como "Walk","Mouth For War" e "This Love" muito circuladas na MTV. Outras como as violentas "Fucking Hostile" e "Rise" seriam mais aclamadas entre os fãs. 

A banda logo crescia brutalmente de popularidade como você pode notar. Em 22 de março de 1994 a banda lançou outro grande álbum, o Far Beyond Driven que estreou em primeiro lugar nos topos de varias paradas, mesmo sendo pouco divulgada na MTV e nas rádios.Assim se tornou sendo o disco de metal mais pesado a conseguir tal feito, apesar da crise de metal na América na época. Neste disco, o som tomou um rumo mais extremo, com mais berros e solos gritantes, como em "Strenght Beyond Strenght" e "Becoming". Nota-se a influência de bandas como Helmet na pesada "Five Minutes Alone" (que virou um grandioso sucesso nas rádios e na MTV) e a escandalosa "Good Friends and a Bottle of Pills". A surpresa para os fãs foi uma cover do Black Sabbath, "Planet Caravan" na última faixa.

Em 1995 a banda começou a ter conflitos, assim o baterista Vinnie Paul alegando que Phil Anselmo estava agindo de uma forma estranha, Phil Anselmo depois alegou que a tal culpa pelo seu comportamento seria por causa das fortes dores nas costas após seu comportamento totalmente brutal no palco. Phil Anselmo tentou diminuir suas dores assim usando o álcool para diminuir suas dores, pois ele não queria ficar 1 ano parado para a tal cirurgia. 22 de maio de 1996 a banda lança então outro álbum, o The Great South Trendkill fez um sucesso moderado pelo tal fato de mostrar um Pantera diferente, com um som mais violento, brutal e berrado como mostra a musica " Suicide Note.II ". Então seria um álbum mais aclamado pelos fãs e não comercialmente, o clipe da música Drag The Waters chegou a rolar de maneira considerável na MTV mas a banda cairia em questão de popularidade.

O último disco do Pantera, 21 de março de 2000, foi Reinventing The Steel, incluindo os singles "Goddamn Electric" com a participação de Kerry King guitarrista do Slayer e "Revolution is My Name". Esta última seria a que mais se destacou do álbum, que era mais rock'n roll e traziam outros timbres de bateria , baixo e guitarra. "We'll Grind that Axe for A Long Time", uma homenagem ao heavy metal em si, cairia no gosto dos fãs.

Após muitas brigas na banda pelo fato de Phil Anselmo estar viciado em Heroína e após ter duas overdoses ele resolveu investir em projetos inferiores ao Pantera. Assim a banda acabou em 2003, e a banda não acabou de uma forma bem amigável e uma guerra foi travada entre os irmão Abbott e Phil Anselmo. Após Phil Anselmo estar com vários projetos como Down juntamente com o Rex Brown, Superjoint Ritual e os irmãos Abbott com o Damageplan e logo a mídia se aproveitou e travou uma guerra entre Down e Damageplan.

Mas logo a esperança de uma reunião realmente seria impossível pelo terrível fato ocorrido no dia 8 de dezembro de 2004, um fanático do Pantera chamado Nathan Gale assassinou Dimebag Darrell a tiros na casa de espetáculos Alrosa Villa, em Columbus, Ohio, quando o Damageplan entrou no palco. Um membro da platéia, uma empregada do local e um segurança da banda também foram assassinados antes que Gale fosse morto a tiros pelo policial James Niggemeyer.

Mas comentários públicos de Phil Anselmo após o tiroteio sugeriram que ele teria cogitado se reunir com a banda. A banda Pantera atingiu um grau de sucesso que poucas outras conseguiram.







Nenhum comentário:

Postar um comentário